Ortodontia
A ortodontia é a especialidade da odontologia que une ciência e arte.
Tem como objetivo harmonizar sorrisos, devolvendo estética e função.
Para simplificar o entendimento, a ortodontia corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.
Tipos mais comuns de aparelhos ortodônticos
Fixo metálico
O aparelho dentário fixo é, talvez, a solução mais conhecida.
Composto por tubos nos dentes posteriores, brackets, arcos e elásticos, este aparelho aplica forças nos dentes que permitem alterar progressivamente a sua posição e corrigir dentes desalinhados.
Apesar de não ser removível, este tratamento exige muita cooperação por parte do paciente no uso eventual de elásticos e, principalmente, no que diz respeito à higiene. Em certos casos, pode ser necessário extrair alguns dentes, criando espaço para o restante dos dentes ocuparem os espaços apropriados.

Fixo estético
O aparelho dentário fixo estético é semelhantes ao anterior, cumprindo a mesma função, mas é fabricado com recurso a materiais transparentes, como a porcelana, a safira ou o policarbonato.
Deste modo, ainda que requeira os mesmos cuidados de higiene que a versão tradicional, este aparelho tem a vantagem de garantir um resultado esteticamente superior ao oferecido pelo metal.
Autoligado
Outro tipo de aparelho ortodôntico para quem quer discrição é o autoligado. Basicamente, o bráquetes são diretamente ligados pelo fio, sem a necessidade das borrachas para prender uma parte à outra. Ah, e ele pode ser tanto do tipo metálico quanto estético.
Esse tipo de aparelho é mais resistente e, o tratamento, mais eficiente. Outra vantagem é que as visitas ao dentista são menos frequentes, com intervalos de dois a três meses.
Aparelho lingual
O aparelho ortodôntico lingual é um dispositivo em que os bráquetes são colados na face interna dos dentes, ficando em contato com a língua. Este tipo de aparelho faz parte da chamada ortodontia invisível, uma vez que os dentes escondem o uso do acessório. Sua principal vantagem é o aspecto estético.
Alinhadores
Os aparelhos alinhadores são feitos por uma placa de acetato que copiam o formato dos dentes e ajudam em pequenos movimentos sem o incômodo dos bráquetes.