Ortopedia Funcional dos Maxilares

A Ortopedia Funcional dos Maxilares  trata as alterações e desequilíbrios musculares, ósseos e posturais do paciente.

Essa área trabalha com técnicas que promovem o  crescimento e desenvolvimento ósseo e muscular, e por isso é muito indicada para as crianças que apresentam algum tipo de alteração com relação à mandíbula e à maxila, quando existe um desequilíbrio no crescimento facial. Normalmente, esse desequilíbrio facial está associado à respiração oral, queixo "pra frente" ou para dentro, dentes tortos, mordida cruzada, falta de espaço para erupção dos dentes,  etc.

 

O tratamento adequado realizado enquanto criança é fundamental para evitar procedimentos futuros, como extração de dentes e grandes cirurgias para corrigir a estrutura óssea facial do paciente, pensando sempre em um tratamento preventivo e, muitas vezes, inclusive, evitando o uso de aparelhos fixos no futuro.

 

Na criança, o diagnóstico é feito ainda com pouca idade. Essa técnica tem a vantagem de poder ser trabalhada na criança ainda com dentes de leite, através de ajustes oclusais, procedimentos feitos em resina diretamente nos dentes da criança e aparelhos removíveis, sempre acompanhando o crescimento e o desenvolvimento da criança.

Assista ao vídeo abaixo, e entenda melhor:

Agende uma avaliação: