diabetes e a saúde bucal

Se você tem Diabetes, você deve saber que essa doença pode causar danos aos seus olhos, nervos, rins e outros importantes sistemas do seu organismo. Mas, você sabia que também pode causar problemas na sua boca? Pessoas com diabetes têm um risco 2,5 vezes maior do que pacientes não diabéticos de apresentar doença periodontal, que é uma doença que atinge os ossos que envolvem os dentes, a gengiva e as fibras, deixando os dentes moles.

A doença periodontal ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes. Essa placa, cada vez mais, vai penetrando no espaço entre dente e gengiva, e as bactérias podem entrar na sua corrente sanguínea e iniciar um processo inflamatório, que afeta não só os dentes, mas o organismo todo.

Como qualquer tipo infecção, os problemas periodontais também podem dificultar o controle da doença. Então, a pessoa que não trata seus problemas bucais não consegue controlar o seu Diabetes e vice-versa, ou seja, quem não controla o Diabetes também tem maiores chances de ter problemas bucais.

A presença da placa bacteriana na pessoa com diabetes provoca uma inflamação gengival maior do que o faria em um paciente que não tem a doença, mas o diabetes, por si só, não causa doença periodontal, mas pode alterar o curso da periodontite já existente.

O tratamento multidisciplinar é fundamental pro controle do diabetes, então faça consultas regulares com o seu médico e com o seu dentista, e siga rigorosamente todas as recomendações.